Viver no mundo mágico dos contos de Harry Potter é sem dúvidas o sonho de milhares de crianças em todo mundo, e muitas delas, de alguma forma, conseguem fazer isso através das inspirações literárias de sua autora Jk Rowling.
Depois de emplacar todos os livros da série Harry Potter como Best-sellers, recordes de bilheteria em todos os filmes baseados nos livros e se tornar uma das autoras mais ricas do mundo em tão pouco tempo, é natural que dinheiro não seja problema para JK.
Mas não estamos aqui para falar de sua conta bancária, mas sim do destino honroso dado a boa parte dessa riqueza. Segundo a revista Forbes, a fortuna da autora é estimada atualmente em 650 milhões de dólares, e este valor só não é maior porque 150 milhões de dólares já foram doados ao longo dos anos em ações de caridade e fomento a fundação Lumos.
FUNDAÇÃO LUMOS
A Lumos foi criada em 2006 com o objetivo de acabar com a institucionalização sistemática de crianças, os chamados orfanatos, oferencendo melhores condições e oportunidades de bem estar para crianças carentes e suas famílias.
A Lumos iniciou seu trabalho com a Moldávia, país mais pobre da Europa, extendendo por toda a região européia, desde a República Tcheca, passando por Ucrânia, Sérvia, Grécia até a Bulgária. Em 2014, a ONG expandiu sua força de trabalho para os EUA e para o Haiti.
Segundo a própria JK “O que descobrimos e colocamos em prática é revolucionário. É menos caro e mais bem sucedido fechar orfanatos e, em vez disso, redirecionar seus fundos para soluções baseadas na comunidade que apoiem as crianças em suas casas, onde elas pertencem”.
Nosso trabalho ajudou a alcançar um ponto de inflexão na região européia. A União Européia e outros grandes doadores agora entendem que os orfanatos não são a resposta e redirecionaram seus fundos para serviços baseados na comunidade. Colocar crianças com suas famílias onde elas pertencem não é mais uma questão de se, mas sim quando e como.
Ainda sim, mesmo com todo esforço de organizações não governamentais, muitos países ainda usam orfanatos para atender às necessidades de crianças vulneráveis. A fundação Lumos está liderando um esforço global para reverter essa tendência ao implementar programas que demonstram a eficácia desse modelo. A Lumos já vem influenciando decisores mundiais para amparar crianças em famílias e não orfanatos.
ALÉM DA FUNDAÇÃO
É plausível pensarmos que nem todos os recursos da fundação Lumos são oriundos da fortuna de JK Rowling, e neste contexto, é comum vermos a autora ser noticiada na impressa, envolvida em eventos de caridade pelo mundo para angariar fundos e novos parceiros.
Dentre os muitos projetos da autora para arrecadar fundos para a fundação, nasceu em 2016, uma parceria com Warner Brothers, dona dos direitos HP no cinema, ficando esta responsável pela promoção e venda de produtos licenciados sob o selo Lumos .
Com este acordo, designers de joias da Noble Collection, braço comercial da Warner em colecionáveis HP, criaram em conjunto com JK uma linha de peças exclusivas, cujo percentual de 15% sob a receita com as vendas é revertido para a fundação Lumos. Dessa forma, fãs HP de todo o mundo podem participar diretamente desse projeto contribuindo para a fundação e ainda levar um pedacinho mágico do universo Harry Potter.
SELO LUMOS
Em janeiro de 2016 foram lançados quatro braceletes com temas das casas de Hogwarts, na ocasião, JK contou a presença das atrizes Bonnie Wright (Gina Weasley), Katie Leung (Cho Chang) e Evanna Lynch (Luna Lovegood) na campanha de divulgação.
Em 2017 a linha recebeu uma série de novos acessórios em forma de pingente que podem ser usados tanto nos braceletes como em chaveiros, bolsas ou colares. A linha é composta de personagens e objetos que marcaram o universo Harry Potter, como o Elfo Dobby, Chapéu Seletor entre muitos outros.
PIRATARIA E SUA INFLUÊNCIA NESSE CENÁRIO
Não é de hoje que tocamos no assunto pirataria em nossos posts, e é encerrando este aqui, que mais uma fazemos questão de frisar que, tais produtos são produzidos sob condições sub-humanas, muitas vezes, usando mão de obra infantil.
Mesmo sabendo que muitas empresas não compartilham dessa visão, podemos ter uma ponta de esperança em pessoas como JK Rowling, que destinam parte de sua fortuna para causas mais nobres do que simplesmente o lucro.
Os chamados Royalties, também conhecidos como licenciamento, são o que mantem a qualidade na produção do produto e o direito de seu criador de receber os créditos pela propriedade intelectual da marca, neste caso Harry Potter, dentre muitas outras.
Nosso recado é sempre o mesmo: “Não existe mágica para produzir produtos tão baratos, apenas trabalho escravo e matéria-prima tóxica ou cancerígena”. Pensem no assunto antes de comprar algo pirata.
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Não temos qualquer relação ou acordo comerciaL com a Fundação Lumos, toda receita destinada a ela é de responsabilidade exclusiva de nosso fornecedor Noble Collection USA. Quando importamos um produto dessa linha, o percentual de 15% destinado a fundação já esta incluso no custo de aquisição pago por nossa empresa nos EUA.
Sabia mais sobre a Fundação Lumos acessando: www.wearelumos.org